6.2.07

VAMOS FALAR DE MAPAS...


Engraçado como falar de cartografia para alunos de design gráfico pode parecer tão estranho em um primeiro momento. Os cursos de design gráfico focam tanto em áreas mais evidentes como embalagens, sinalização, tipografia, vídeo, que até nos esquecemos de como nossa área de atuação é rica. Então, vamos iniciar nosso blog falando de MAPAS. Este livro é maravilhoso. Penso que é um livro realmente interativo, no sentido de que a experiência está posta, como uma belo jantar, pedindo para ser degustado. Embora o visual seja riquíssimo e poético, a "mágica" se dá na leitura de cada um. Na capacidade pessoal de se criar uma narrativa descritiva de cada mapa.

What is the World of Experience?
The World of Experience is the cartographical representation of our thoughts and experiences, our deepest feelings and passions, joys and sorrows, love and hate: in short the total of all human experiences and aspects of life.


Vejam um exemplo:

"Este atlas com qualquer outro, não segue umaordem rígida. Leias os textos e trace os seus caminhos como quiser. Você pode, por exemplo, começar pelos Segredos, a terra daquilo que guardamos conosco. No território da Clandestinidade, encontram-se as vilas reclusas do Amor e das Fantasias, onde muitos passam os momentos livres. No território do Conhecimento, talvez a origem de nossa civilização, está a metrópole da Intuição. O Lar, local em que nossentimos seguros, é onde a região da Verdadeira Natureza margeia o Mar das Possibilidades."


Às vezes me perguntam a razão de se criar um blog como esse. Dá trabalho, toma tempo.
A primeira razão é que, de fato, adoro compartilhar coisas boas. E amo design. Em especial este trabalho árduo (ora ignorado pela sociedade, tantas vezes mal remuneredo pelo mercado) dos designers da informação. Quando, além de dominar a técnica e a arte de tornar compreensível um texto, uma instrução, um procedimento, o designer ainda consegue produzir uma obra como este livro, fico encantada. Quero pedir autógrafo ;-)

E vejam a história deste livro: dois cartógrafos holandeses, Jean Klare e Louise van Swaaij, sócios do escritório de design Hoofdzaken, tiveram a idéia de mapear algumas emoções humanas, como brinde para seus clientes. O editor ficou tão impressionado que convidou os designers a criarem um livro completo. O sucesso já dura uma década. Olivro já vendeu mais de 400 mil exemplares em todo o mundo.

A segunda razão para manter este blog eu descobri agora. Procurando imagens para enriquecer este post sem ter de scanear meu livro amado, acabei achando o site do livro original. Vejam como o negócio expandiu-se! Agora eles oferecem a versão em 3D, The Globe of Experience. E mais! Qualquer empresa pode mapear seu negócio. Inovação é isso.
Why should I map my company?
By mapping your company you can visualise and therfor clarify process changes, strategic plans and other company activities. But it is also much fun to map the career of a valued colleague headed for retirement.
Mapear a visão de uma empresa. Visualizar um negócio. Falaremos disso no próximo post.


3 comentários:

Paulo C. S. Ventura disse...

Ótima iniciativa Denise. Você inovando como sempre. Sempre gostei de mapas e atlas. Gosto de saber meu lugar no mundo além de saber onde ficam aqueles lugares onde eu gostaria de visitar e conhecer pessoas. Do ponto de vista da Física, os mapas dão esta noçao de localização, de relações entre pessoas e coisas, etc.
Um beijo, Paulo

Paulo C. S. Ventura disse...

Parece que não consegui passar um comentário anterior. Mas é uma bela iniciativa. Informação é isso, deve estar ao alcance de todos. Eu também sempre gostei de mapas: dão orientação, localização de seu lugar no mundo e como coisas e gentes podem se relacionar.

magnagear disse...

Ei De, este livro é lindo!!! As ilhas, os oceanos... muito boa as analogias que o autor faz. Incluí este blog na seção infodesign, no site da 5e (http://www.5e.com.br/infodesign.aspx). Bjs!

D. Eler

D. Eler