Digital ou analógico? Mecânico ou eletrônico?
Vejam que interessante este semáforo criado em 1936, por Charles Marshall. Quem comenta as vantagens e desvantagens do sistema?Este blog foi criado para ampliar as discussões sobre Design da Informação (INFODESIGN), disciplina que leciono e assunto pelo qual sou apaixonada. É aberto a todos os interessados. Os alunos da Disciplina DESIGN DA INFORMAÇÃO I são autores convidados. Denise Eler
Vejam que interessante este semáforo criado em 1936, por Charles Marshall. Quem comenta as vantagens e desvantagens do sistema?
às
07:06
Marcadores: relógio infodesign semáforo analogia digital
13 comentários:
A Graffo, Agência de Notícias Infográficas, está abrindo uma vaga para estágio. A carga horária é de 6h (das 14h às 20h) e conhecimento prévio em Corel e Illustrator é bem-vindo. Interessados devem enviar currículo e portifólio para financeiro@graffo.inf.br
eu fico em dúvida de como seria este semáforo na prática.
olhando assim parece funcionar bem pois mostra o tempo mas tem a questão cultural da convenção. todo mundo ja é acostumado com as 3 luzes verticais que são vizualmente mais simples.
como disse o Felipe, também acho que o problema seria as pessoas estarem acostumadas com a posição vertical das luzes.
porém, como as cores são mantidas, acho que poderia funcionar...
acho que esse sistema de semáforos que mostra o tempo também é bem mais útil. ele se encaixaria na 'lei do tempo'?
pq com ele o usuário pode ter a noção do tempo de espera, o que não acontece em sinais comuns, em que vc nunca sabe se o tempo está acabando ou não...
Com certeza, Rosi. A analogia diminui a ansiedade, ao contrário do sistema digital utilizado em BH. Mas temos semáforos digitais que cumprem este papel. Já viram?
Desvantagens, hum, esse semáforo é visível apenas para pedrestres, dentro de um carro em movimento não creio que essas setas ficariam visíveis. È necessário algo mais instantâneo nesse caso.
Estranho que pessoalmente, não gosto desse sistema, a seta, mesmo mostrando o tempo restante causa uma certa agonia de demora, como quando ficamos olhando as setas do segundos ou minutos do relógio.
Acho que é no sul, os semáforos possuem um indicador de tempo digital, acho mais agradável.
já vi aqueles semáforos com 'barrinhas' que vão decrescendo...
sao mais visíveis que os ponteiros, e menos agoniantes que os segundos sendo contados =P
Há outros problemas também, dependendo do ângulo que se vê o semáforo, o sinal pode ou não está verde ou vermelho.
Problemas nas fronteiras das cores, quando a seta ficar entre elas, causa confusão.
Exato. E como funcionaria à noite?
Hoje temos back light e outros recursos, mas em 1936?
É bom ver alternativas, não?
nossa, nem tinha pensado a noite! =P
mas parece que tem umas luzes em cima dele, não?
ou só estão lá pq tava em exposição...?
em 1936 as ruas nao eram tão poluídas visualmente, vai ver com uma espécie de poste iluminando só ele dava pra ver.
com certeza era difícil ver, mas pra quem não tinha tecnologia... =P
Acho ele muito bonito esteticamente, mas dificilmente funcionaria na vida real. O sistema analógico é quase sempre mais dificil do que o digital.
Igual a denise comentou, esses que informam o tempo que falta pro sinal mudar de cor é mais eficiente. Infelizmente nao tem em BH.
Eu acho que esse semáforo teve seu tempo... Hoje em dia só se fosse para enfeitar porque sua eficiência é quase nula.
Além de todos os problemas que já foram levantados aqui, ele não tem mas o foco no receptor, que deveria ter em 1936, quando os carros eram mais lentos e as pessoas tinham mais tempo para parar e observar os detalhes.
Hoje precisamos de máquinas mais eficientes, qua poupem nosso tempo e não demadem tanta atenção e raciocínio para tomar decisões corriqueiras mas importantes como quando freiar ou não o carro!
Ou seja, a eficácia de qualquer solução de design só pode ser analisada em seu contexto de uso, de acordo com a cultura da época.
Portanto, tenhamos isto em mente antes de criticarmos projetos alheios, como é costume de muitos designers.
Postar um comentário