Infodesign com função retórica
O que faz deste trabalho um produto do design da informação, em particular, é justamente a fidelidade às convenções cartográficas. E é exatamente esta precisão, este compromisso com a "verdade" que torna o produto tão especial. Ironicamente, o elemento engajador deste trabalho, está na retórica das imagens. Que proposta ousada exibir mapas realistas de lugares imaginários! Mapas - registros daquilo que foi visto e medido, "representação espacial de informações geológicas".
Um ótimo presente para todos aqueles que acham que DI é para técnicos e chatos. Aliás, o perfil do designer da informação dará uma boa discussão, mas fica para depois.
Por enquanto, vamos continuar nos perdendo nos mapas...
VEJA + http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4306.shtml
6 comentários:
oi Denise...
bem, antes de comentar o tópico, gostaria de te parabenizar pela iniciativa. Fontes de informação são sempre bem vindas. :}
mas li os tópicos anteriores para acompanhar tuas reflexões sobre o livro. e concordo contigo. realmente desafiador os cartográfos contarem com a experiência do leitor para vincularem os ícones da legenda às emoções e situações dispostas no mapa. contudo, a proposta é interessante, pois estimula o imaginário do leitor.
estimula uma busca que reflete em sensações.. sentimentos..
bem, devo passar outras vezes por teu blog.
um enorme abraço. bjo.
Sempre quando vejo um infográfico ou outra peça que exige uma retórica tenho a impressão que ela se torna mais interessante.
Fica como se fosse (ou é)uma sacada do autor.
Agora me bateu um pensamento, a retórica e a analogia andam bem juntas e até cheguei a ahar que a fronteira entre elas é estreita.
Sejam bem vindos, meninos ;-)
Patrick, explique melhor a relação entre analogia e retórica, para a gente desenvolver o assunto ;-)
Linda mulher e fonte de conhecimento, o que seria do meu tfg hoje sem as suas aulas, as dicas ? Tinha que clonar uma Denise Eler em toda universidade para todos.
Um beijo do seu fã e aluno,
Vilmar Fernandes
Oi, Vilmar!
Você é que vai ser fonte de conhecimento para os meus alunos deste semestre. Estamos esperando você aceitar nosso convite para apresentar seu TFG para nós ;-)
Bjoss
Denise
Postar um comentário